BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Tipos de Rochas

Por: (Guilherme, Henrique e Victor.)

Rochas Ígneas
O nome destas rochas vem do latim ignis (=fogo).
Elas são formadas pelo resfriamento de uma massa de rocha derretida que existe no centro da Terra. Esta massa chama-se magma e ás vezes é expelida para a superfície soterrando o que quer que esteja em sua frente (como a lava dos vulcões, por exemplo) e acaba se resfriando e endurecendo, outras vezes o magma acaba se endurecendo no subterrâneo mesmo.







Se o magma endurece no interior da crosta, origina rochas magmáticas intrusivas ou plutônicas, como por exemplo o granito. Já se o magma endurece na superfície ou próximo dela, originam as rochas magmáticas extrusivas ou vulcânicas, como o basalto. No granito se encontram 4 tipos de cristais: a mica, o quartzo, o feldspato e a biotita.
Falar rocha plutônica é a mesma coisa que falar rocha intrusiva.
Intrusiva: ( intro= dentro)
Extrusiva: (extru= fora)

Rochas Metamórficas
A origem de seu nome também vem do grego (meta = mudança, morpho = forma).
São formadas a partir de rochas ígneas ou sedimentares que foram modificadas em sua estrutura, textura ou composição pela ação de altas temperaturas, pressões, ou líquidos e gases que reajam quimicamente com a rocha original.

Rochas Sedimentares
A palavra sedimentar tem sua origem no latin sedere (= acumular) e é uma referência ao seu processo de formação. Elas cobrem cerca de 2/3 da área dos continentes e a maior parte do fundo dos oceanos.
Quando as rochas são atingidas pelos agentes do tempo como o vento, a chuva, o gelo, elas se decompõem, liberando pequenas partículas das rochas, ou se dissolvem e são carregadas pelas águas, pelo vento, ou pela gravidade, para outros locais mais baixos, como planícies, lagos, e mares.

3 comentários:

Miguel Bento disse...

Tá muito bom, mas vcs num explicaram as rochas igneas extrusivas e intrusivas.

Miguel Bento disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Miguel Bento disse...

Pô, desculpa, foi mal.. era só uma crítica construtiva.. como é que eu ia imaginar que o Donarte ia fazer vcs passá a limpo? Eu não sou Deus, né!