BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Rochas

Trabalho de Miguel A., Miguel B. e Rafael Ribas

Rochas Metamórficas

Rochas Metamórficas são as rochas que se originam da transformação de outras rochas quando submetidas a uma certa pressão e temperatura, e este processo é determinado metamorfismo.

Elas são resultados dos metamorfismos das rochas não só ígneas e sedimentares, mais também as próprias rochas metamórficas.

O estudo destas rochas nos revela fenômenos geotectônicos do passado, o que nos ajuda a compreender muitas coisas.

O metamorfismo é mais comum nas montanhas mais altas onde a temperatura e a pressão são muito favoráveis.

Rochas Sedimentares

Essas rochas são compostas por sedimentos carregados pela água e ar, acumulados em áreas de depressão. São 80% de todas as rochas.

As rochas sedimentares podem ser divididas em 2 categorias:

Sedimentares

- Detríticas
- Quimiogênicas
- Quimiobiogênicas

Detríticas

- Consolidadas se os detritos apresentam-se ligados por um cimento
- Não Consolidadas se os detritos não estão ligados entre si.


As rochas sedimentares são formadas a partir da pressão exercida sobre as partículas de sedimentos, que se transformam em rochas ( processo denominado litificação), e seguindo o Ciclo Das Rochas, no futuro, elas se transformarão em Rochas Metamórficas. As rochas sedimentares são as que, quase sempre, trazem fósseis, sendo muito importante a existência destas rochas para nós compreendemos melhor o planeta em que vivemos.

Rochas Ígneas, Eruptiva ou Magmática

Rochas Ígneas são as rochas resultantes do magma que foi resfriado com o tempo.
Existem 2 tipos de rochas ígneas: as intrusivas e as extrusivas .
As rochas intrusivas, plutónicas ou abissais são as rochas que são resultado do magma resfriado no interior da Terra. Exemplo: granito. As extrusivas, vulcânicas ou efusivas ou são resultantes do resfriamento da lava na superfície da Terra. Exemplo: basalto

Ciclo Natural das Rochas

Todas as rochas vem do magma resfriado. A partir do magma esfriado ( rocha ígnea ). A rocha ígnea pode sofrer metamorfismo e se transformar em uma rocha metamórfica, ou sofrerem intemperismo e virar areia ( sedimentos soltos ), e depois endurecer virando uma rocha sedimentar. Daí ou a rocha sofre intemperismo e volta a ser areia ou sofrem metamorfismo. As rochas metamórficas sofrem novamente o metamorfismo e de novo viram areia, em um ciclo interminável.

Um comentário:

Rodrigues disse...

VOCÊ SERÁ O EINSTEIN DO SECULO 21 BENTO!