BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

A Semente que veio da África :
( resumo crítico )

O livro fala sobre uma árvore que existe no sul do continente africano, ( que vive de 100 a 6 mil anos ) que começou com duas sementinhas que seguiram caminhos bem diferentes.
A primeira nasceu num lugar chamado Costa do Marfin, que se chama Baobá, e a outra em Moçambique, que se chama Embondeiro.Depois de mil anos, elas se tornaram dois gigantes.

Diz a lenda, que o Baobá foi a primeira criação de Deus, mas ela vivia cobrando sua perfeição.Achava que poderia ter as folhas maiores, cabelos mais floridos, mas seu dono sempre a dizia que era linda.Baobá não acreditava, e assim, ficava perseguindo-o até que ele fizesse seu desejo.Irritado com aquela situação, seu criador a virou de cabeça para baixo.Até hoje dizem que os galhos do Baobá, voltados para o alto, parecem braços que continuam a se queixar e a implorar melhorias para o seu Criador.
A outra semente, chamada Embondeiro, diz lendas de que é enorme, que mede até 30 metros. Podem existir várias lendas sobre esta árvore gigantesca.
As árvore chamada Baobá ou Embondeiro foi batizada pelos cientistas de Adansonia digitada, pois quem a viu pela primeira vez foi Michel Andason em 1750.Seja qual for seu nome, Baobá, Embondeiro ou Adansonia, ela é sempre considerada a árvore mais generosa entre todas, porque tudo nela se aproveita.
No livro também tem a lenda de Nyelete, uma menina que não sabia muito sobre Embondeiros. Ela ia passar suas férias com seus avós, que moravam no campo. A menina estava muito ansiosa, pois seus pais falavam muito nesse lugar.
Quando seu avô foi buscá-la, logo lhe mostrou o rio que passava perto da aldeia.Tinha muitos peixes, mas aves também.Viram outros animais como gado, girafas, elefantes, flamingos, hipopótamos e zebras nesse laguinho, que apareciam para beber água ou tomar banho.
Ela adorou o passeio, mas o que ela mais queria ver era o luar.Depois que viu esta maravilha, ela descobriu qual era a origem de seu nome, que significava “estrela”. Nyelete achou mesmo muito bonita a terra onde os seus pais haviam nascido. Muito mais do que lhe contaram
.


Nome: Luisa Rezende.

Nenhum comentário: