BLOG QUE TEVE A SUA ATIVIDADE AO LONGO DO ANO DE 2008

quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

A semente que veio da África (Igor)

Eram duas sementes, o vento soprou e cada uma foi para um lugar, uma foi para um lugar que a chamaram de barba e a outra para outro lugar que chamaram ela de Imbuzeiro, depois de 1000 anos elas cresceram e ficaram gigantes.Quando o criador formou o barba ele se olhou no reflexo d água e perguntou:
- por que não sou como aquela árvore? Achava que podia ser diferente e resolveu reclamar ao criador mas ele não tinha tempo para mudá-la e ele gostava dela como ela é.
O criador não fez, pois gostava dela e saio andando mas ela seguiu ela (por isso que ela existe em toda a África). Até que um dia ele se irritou e plantou ela de ponta cabeça para que ficasse calada e é por isso que parece que ela tem as raíses para cima. Hoje disem que o por que seus brasos para o alto é que ela continua emplorando ao criador.
Meu pai sabia muito das tradiçoes da África e mandava eu e meus irmaõs as aodeias de meos avós. Vou contar uma história, existia uma menina que se chamava Nyelete, ela não sabia nada dos embodeiros, foi visitar seos avós, seos pais falavam que o luar de la era muito bonito e quando olhasse para o céu saberia o significado de seo nome mas quando chegou a noite só tinha estrelas e descobrio que o significado de seo nome era estrela. Também solbe que na guerra as raíses do embodeiro engolia as casas protegendo-as. E ela só saia de cima das aldeias quando os ladrões saicem. E foi assim que ela aprendeo angumas coisas sobre o embodeiro.
Meo nome é Mario Lemos, tal como meu pai e do meu avô. Pasaram-se varios anos, eu creci e me tornei um homenzinho, também passei a gostar de outros cantos , levava as mesmas histórias que meu pai ma comtava, toda gente gostava de ouvir. Atualmente trabalho como colaborador do Njingiritane, um suplemento infantio do jornal domingo.
Queria conhecer mais histórias novos lugares e mais pessoas, e aseitei o convite de participar de uma asociação chamada Wona Sanana. Hoje estudo de engenharia química, escolhi por causa de meu fascíneo em observar a mistura da terra com a água, o vento e o Sol para a construção de uma planta. Ainda mais quando ela se sustenta por mais de 1000 anos, como o embonheiro. Isso é química. A química da vida!
Em minhas pesquisas sobre a árvore fabulosa, acabei descobrindo que baobás ou embonheiros foram batisados como Adansonia digitada. Toda planta ganha um nome científico. Lá pelos anos 1750, Michel Adansom, um naturalista francês, andava pela África e fez um relatório sobre a árvore e o enviou para os cientistas europeus. Em sua homenagam, deram-lhe o nome de Adansonia. Os africanos já conheciam, pois chamavam de outros nomes, baobá, embonheiro e adansônia são a mesma árvore, mas seja qual for seu nome, ela sempre será considerasda a árvore mais generosa entre todas.
Alguém teve a idéia de fazer um bar, um baobar, onde cabiam umas 50 pessoas. É muito difícil matar a adansônia, se atearem fogo nela ela não morre, só uma manada de elefantes consegue arrancá-la para aí, então, devorem ela inteirinha.
Em moçambique, dizem que, onde há embodeiros, há leões, más também dizem que se uma pessoa que está sendo perseguida e sobe numa árvore estará salva, pois quando a fera tenta subir prende as patas no tronco. Quem conhece o embodeiro sabe que ele é como uma esponja e pode absorver mil galões de água, ele da sombra até quando não tem folhas, pois seo tronco é muito grosso. Essas árvores tornaram até um bar o baobár!Com capasidade de 50 pessoas! E fiseram até jogos das sementes!
Eu achei este livro muito bom por que aprendemos com ele, ficamos sabendo mais da natureza e aperfeiçoamos nosso português um pouquinho!

Um comentário:

Miguel Grübel Azevedo disse...

Colégio Marista Assunção
Nome: Miguel Grübel Azevedo
Professor: Donarte
Série: 5ª
Turma: 152
Data: 05/12/2008
Disciplina: História

A semente que veio da África


Tudo começou quando eram sementes, o vento as soprava, elas iam para outro lugar, depois chovia, com a chuva elas se enterraram e as raízes começaram a sair de dentro de sua casca. Depois quando vira árvore, essas árvores são chamadas de baobá, embondeiro (são nomes que deram para essa árvore). O baobá pode atingir 45m. de largura e 30m. de comprimento.
A árvore reclamava muito ao Senhor aí, uma vez de tanto reclamar o Senhor ficou irritadíssimo com ela que tirou ela do chão e a plantou de cabeça para baixo. Até dizem que os galhos da árvore, voltados para o alto, parecem braços que continuam se queixam e implorarem melhorias, que é parecido com a África.
Os frutos do baobá são uma cabaça, cheia de caroços. Eles serviam para realizar o jogo awalé.
Tem aldeias que moram perto de embondeiros, porque quando aparecem bandidos por lá o embondeiro tapa toda a aldeia (tudo que tem nela), e quando os bandidos vão embora ela devolve a aldeia e em secas também, ele (o embondeiro) tapa toda a aldeia fornecendo água a eles, quando volta tudo ao normal ele, o embondeiro, devolve a aldeia.
Lá tem um passarinho chamado njingiritane que adora os embondeiros, ele constrói seus ninhos lá, e como adora tanto fica levando as sementes do embondeiro para outros lugares, fazendo com que nascesse cada vez mais em embondeiros para sua espécie.
Em pesquisas sobre essa árvore, o baobá ou embondeiro, descobriram que ela tem um outro nome que os cientistas deram a essa árvore, que é Adansonia digitata. Não interessa o nome dela sempre será a mesma árvore, generosa entre todas, porque tudo nela se aproveita. Os frutos delas pode ser comido de vários tipos, com várias coisas a mais junto, pode se fazer comidas, tipo queijo, fazer cosmético. E dizem que o fruto dessa árvore tem seis vezes mais vitamina C que a laranja. O colossal engrossamento do tronco da árvore abriu fendas e alguém teve a idéia de fazer m bar, um “baobar” que cabia umas 50 pessoas. Ela fica mais generosa quando morre. Desaba sobre si mesma, repentinamente, deixando uma montanha de fibras, das quais são usadas para se fazer cordas, tecidos, fios de instrumentos musicais, cestos etc. É muito difícil matar a adansonia . Mesmo se botar fogo nela ela não morre.


Minha conclusão:


Eu achei o livro “A semente que veio da África” muito legal, porque deu para saber sobre uma das maiores árvores que se encontra no continente africano e que tem algumas aqui no Brasil, também conhecer o fruto dele, que pode comer de qualquer jeito, com o que quiser, fazer cosméticos, também aprender algumas coisas do fruto e da árvore. Gostei muito do livro.